top of page
DFH Oftalmo

Catarata, como descobrir?

Atualizado: 8 de mar.


Catarata

Uma das principais doenças que acometem os idosos, a catarata é uma inflamação no cristalino, inicialmente, gerando um desconforto até ocasionar uma cegueira reversível.


Tendo sintomas como, dificuldades em focar na imagem, a vista turva e até mesmo visão dupla, a Catarata pode ser descoberta através da ida periódica ao oftalmologista, bem como, com a realização de determinados exames.


Quais exames diagnosticam a Catarata?


Teste de acuidade visual

É o exame de vista simples, onde o oftalmologista pede para o paciente observar uma placa com letras divididas em diversos tamanhos, para saber se a visão é perfeita ou não.


Esse teste pode ser realizado sem lentes, em caso de pacientes que nunca usaram óculos, ou com grau em lentes, para quem já apresenta algum problema de visão e usa óculos.


Exame de lâmpada de fenda

Neste exame, o oftalmologista utiliza um maquinário com uma luz pontual e, desta forma, pode enxergar perfeitamente a parte interna do olho, identificando possíveis problemas no cristalino.


Trata-se de um exame simples, rápido e totalmente indolor, que costuma ser realizado no próprio consultório durante a consulta.


Mapeamento de retina

Diversas máquinas podem ser utilizadas neste exame, que tem como objetivo principal a observação detalhada da retina do paciente para identificar possíveis problemas com o tamanho, coloração e posicionamento.


Além de eliminar qualquer possibilidade de ser a retina a responsável pelo problema de visão que vem sendo apresentado pelo paciente, também trata-se de um processo, rápido, simples e totalmente indolor.


Oftalmoscopia

A oftalmoscopia é um exame um pouco mais detalhado, mas também pode ser solicitado pelo médico oftalmologista como forma de observar a fundo os detalhes do globo ocular que podem ser importantes no diagnóstico da catarata.


Tonometria

A tonometria tem como objetivo medir a pressão ocular, que também é chamada de pressão interna do globo.


Quando essa pressão está alta, ela gera sintomas que podem ser confundidos com a catarata. Por isso esse é um exame tão importante para o diagnóstico da doença.


https://www.centraldavisao.com.br/cirurgia-de-catarata/blog/catarata-exames-que-voce-precisa-fazer

Comments


bottom of page