top of page
DFH Oftalmo

Como aumentar o número de consultas com equipamentos de ponta?

Atualizado: 8 de mar.


consultas

Ter um bom fluxo de pacientes é muito importante para manter uma empresa da área de saúde em atividade constante, especialmente em tempos tão competitivos como os dias de hoje. Sendo assim, aprender como aumentar o número de consultas com equipamentos de ponta pode ser bastante interessante.


O fato é que contar com os melhores aparelhos do mercado não apenas é uma excelente estratégia de marketing, como também uma maneira inteligente de melhorar os serviços oferecidos por uma empresa. Neste post, você vai entender melhor esse assunto. Continue a leitura!


Quais ações podem ser adotadas para aumentar o número de consultas?


consultas

Aumentar o número de consultas é muito importante para ter um volume de caixa condizente com as despesas que uma empresa da área de saúde tem. No entanto, para conseguir isso é preciso adotar algumas atitudes estratégicas. Confira algumas das principais delas a seguir.


Tenha excelência no atendimento


Pouco adianta contar com equipamentos de alta tecnologia se o médico não oferece o mais básico para os seus pacientes, que é um atendimento de qualidade. Atualmente, há uma grande preocupação com a medicina humanizada e estar em consonância com essa tendência é fundamental para ter sucesso.


Priorizar um bom relacionamento não apenas fideliza e engaja o público, como também reduz o número de faltas. Além disso, é uma maneira de conseguir a melhor forma de marketing, que é o famoso boca a boca, uma vez que clientes satisfeitos fazem questão de compartilhar a sua experiência com a sua rede de contatos.


Invista no próprio consultório


Uma vez que você já tenha capacidade para oferecer um atendimento humanizado e de excelência, chegou a hora de investir no próprio consultório — diferenciando-o da concorrência. Logicamente, isso começa com a aquisição e a manutenção adequada dos aparelhos e equipamentos médicos.


Outro ponto importante é cadastrar o consultório em sites como o Doctoralia ou similares, tendo em vista que muitos pacientes utilizam essas páginas como fonte de pesquisa na hora de achar um profissional para marcar um agendamento. Vale também criar um perfil no LinkedIn, que é uma rede social voltada para profissionais.


É muito importante manter o Doctoralia atualizado com todos os endereços de atendimento, subespecialidades e todos os procedimentos que são realizados na sua clínica, como exames ou cirurgias. Também é essencial ter um bom website, pois isso dá a impressão de que o local é bem estruturado e passa ainda mais confiança.


consultas

Conheça os seus equipamentos


Não adianta investir muito em equipamentos de alta tecnologia se você não souber como usá-los em favor do seu paciente, não é mesmo? Por isso, conhecer bem as funcionalidades e potencialidades dos seus aparelhos médicos é muito importante, até mesmo para fazer com que o seu investimento tenha valido realmente a pena.


Ao fazer isso, você também consegue entender melhor qual é a relação de tempo entre cada atendimento e, dessa maneira, ajustar a sua agenda conforme a demanda de cada um. Lembre-se: contar com a divulgação espontânea dos pacientes é muito importante!


Como o uso de tecnologias influencia no aumento da demanda de atendimentos?


consultas

É imprescindível que se compreenda que aparelhos de ponta agregam valor aos exames e à própria clínica, uma vez que passam mais confiança e segurança aos pacientes. As pessoas esperam ter um diagnóstico preciso e oferecer tecnologias avançadas é um ótimo diferencial competitivo.


Os equipamentos modernos são uma maneira de aliar praticidade, eficiência e confiança dos resultados obtidos, reforçando a estrutura da clínica e a sua capacidade tecnológica diante do público e até dos concorrentes. A precisão dos diagnósticos, alinhada ao conhecimento dos profissionais, acaba sendo uma excelente tática de marketing.


A tecnologia, portanto, deve fazer parte da rotina do consultório médico e você, como um profissional de destaque na área, deve aproveitar todos os benefícios gerados por ela, melhorando o atendimento oferecido para os seus pacientes, agilizando os processos e contribuindo para uma melhor gestão do empreendimento.


Quais são as principais tecnologias na oftalmologia?


consultas

Um consultório de oftalmologia precisa estar sempre em consonância com as melhores práticas do mercado. Afinal, essa especialidade é marcada por avanços tecnológicos constantes e pela adoção das melhores práticas em termos de exames, diagnóstico, medicamentos, tratamentos e cirurgias.


Entre os equipamentos de alta qualidade mais importantes para o oftalmologista, podemos citar o OCT, o microscópio especular, o biômetro óptico, ultrassonografia de extrema qualidade de imagem e os lasers, por exemplo. Logicamente, isso varia de acordo com o profissional, mas contar com o melhor da tecnologia é imprescindível.


Como a internet pode auxiliar no aumento do número de pacientes?


consultas

A internet pode ser uma poderosa aliada no aumento do número de pacientes, especialmente se você agregar o potencial de marketing da web com uma aparelhagem de ponta. Lembre-se que equipamentos modernos e rápidos costumam agradar os pacientes, enquanto aparelhos antigos tendem a causar um certo receio.


Nesse contexto, um bom uso das redes sociais pode ser imprescindível, visto que esse tipo de mídia já faz parte do dia a dia da grande maioria das pessoas. O Facebook, por exemplo, permite que você crie uma fanpage do seu negócio, na qual você pode divulgar conteúdos interessantes e relacionados com a sua especialidade.


O Instagram também está em alta e tem as suas funcionalidades mais voltadas para fotografias e vídeos. Essa rede pode ser uma opção interessante para divulgar o seu trabalho por meio de imagens. Já se você tiver desenvoltura diante das câmeras, um canal no Youtube pode ser uma alternativa arrojada e moderna.


Por fim, não se esqueça do seu site oficial! Ele é o seu endereço na rede e deve refletir não apenas a comunicação visual da sua empresa, mas também os valores, a missão e os objetivos da clínica, com conteúdos que estejam sempre de acordo com o Código de Ética da Medicina.


Como você pôde ver, aumentar o número de consultas com equipamentos de ponta é mais simples do que você pensava — e essa estratégia pode ser justamente o que faltava para você ocupar as melhores posições no mercado!


Comments


bottom of page