top of page
DFH Oftalmo

Exames oftalmológicos: quais são os principais?

Atualizado: 8 de mar.


Exames oftalmológicos

Comumente chamados de exames de vista, os exames oftalmológicos são uma forma de garantir a saúde ocular, uma vez que é um dos principais métodos de prevenção contra qualquer enfermidade que possa, eventualmente, acontecer.


Por isso se faz necessário manter a periodicidade das consultas oftalmológicas, uma vez que o médico especialista irá encaminhar o paciente para a realização dos exames adequados.


Quais são os principais exames oftalmológicos?


Mapeamento de retina

Exame que avalia a retina em busca de alterações nas partes central e periférica, assim como no nervo óptico e vasos sanguíneos. Antes de realizar esse exame, o paciente precisa pingar colírios para dilatar as pupilas.


Retinografia

Exame que registra fotograficamente o fundo de olho e as alterações encontradas, possibilitando observar mudanças ao longo do tempo.


Optomap

Tipo de retinografia que consegue fotografar áreas da periferia da retina, mais difíceis de visualizar.


Angiofluoresceinografia

Neste exame, as fotos do fundo de olho são feitas após a injeção de um contraste na veia do braço do paciente. Examina em detalhes os vasos retinianos e registra alterações como vazamentos e edema.


Tomografia de coerência óptica

Exame que utiliza um feixe de luz para realizar imagens em cortes da retina e do nervo óptico, possibilitando a análise detalhada de suas camadas.


Exames oftalmológicos

Ultrassom

Exame utilizado para examinar as estruturas oculares quando existe algum tipo de opacidade que impeça o exame direto, como sangue ou catarata total, por exemplo.


Paquimetria ultrassônica

Mede a espessura da córnea. Utilizado para diagnóstico e acompanhamento de várias doenças como ceratocone e edema de córnea, na adaptação de lentes de contato e no pré e pos operatorio de cirurgias refrativas.


Topografia de Córnea ou Ceratoscopia Computadorizada

Exame que analisa o relevo da córnea e registra os dados em um mapa de cores. As curvaturas corneana são importantes para diagnóstico de doenças, como o ceratocone,para planejamento de cirurgias refrativas e para calcular a lente intraocular utilizada na cirurgia de catarata.


Pentacam

Exame que analisa as curvaturas anterior e posterior da córnea e mapeia a espessura ponto a ponto. Essencial na avaliação pré operatória de cirurgias refrativas.


Microscopia especular da córnea

Fotografia da superfície interna da córnea que possibilita a contagem e a análise das células endoteliais, importantes pela sua transparência.


Ecobiometria

Exame que utiliza o ultrassom para medir o comprimento do olho e calcular a lente intraocular a ser utilizada na cirurgia de catarata.


Biometria óptica (IOL master ou Lenstar)

Exame de biometria que utiliza a interferometria para medir o comprimento do olho com mais precisão que a ecobiometria ultrassônica.


Potencial de acuidade macular (PAM)

Em pacientes com baixa de visão causada por catarata em que outra doença ocular é suspeitada, este exame estimao potencial de visão do olho após a cirurgia.


Curva de pressão ocular

Durante a curva são feitas medidas da pressão ocular em diferentes horários do dia, para avaliar o comportamento e as variações individuais do paciente.


Campimetria

Exame que avalia o campo visual dos olhos e verifica a presença de alterações decorrentes de doenças neurológicas e do glaucoma.


Na DF Hospitalar Oftalmo você encontra os melhores equipamentos para sua clínica.


FONTE: https://oculare.com.br/exames-complementares-oftalmologicos/

Comments


bottom of page