top of page

Glaucoma, como identificar e tratar

Atualizado: 8 de mar.


Glaucoma

Dia 26/05 é o Dia Internacional de Combate ao Glaucoma, doença silenciosa e extremamente perigosa que atinge o olho, aumentando sua pressão ocular podendo causar cegueira total.

Muitas vezes, por ser silencioso, o glaucoma é assintomático, o que termina acarretando em um diagnóstico tardio, mas com idas frequentes ao oftalmologista, esse diagnóstico pode ser feito a tempo, evitando, assim danos piores.


Exames para diagnosticar o glaucoma

De acordo com portal TuaSaúde, existem exames específicos para a identificação do Glaucoma


1. Tonometria (pressão do olho)

O exame para avaliar a pressão do olho, também conhecido como tonometria, avalia a pressão dentro do olho que, em casos de glaucoma, normalmente é superior a 22 mmHg.


Como é feito: o oftalmologista aplica um colírio para anestesiar o olho e depois utiliza uma aparelho, chamado de tonômetro, para aplicar uma ligeira pressão sobre o olho para avaliar a pressão dentro do olho.


2. Oftalmoscopia (nervo ótico)

O exame para avaliar o nervo ótico, cientificamente chamado de oftalmoscopia, é um teste que examina a forma e cor do nervo ótico para identificar se existem lesões que possam ter sido causadas por glaucoma.


Como é feito: o médico aplica um colírio para dilatar a pupila do olho e depois utiliza uma pequena lanterna para iluminar o olho e observar o nervo ótico, avaliando se existem alterações no nervo.


3. Perimetria (campo visual)

O exame para avaliar o campo visual, também chamado de perimetria, ajuda o oftalmologista a identificar se existem perdas do campo de visão provocadas pelo glaucoma, especialmente na visão lateral.


Como é feito: No caso do Campo de confrontação, o oftalmologista pede para o paciente olhar em frente sem movimentar os olhos e depois passa uma lanterna de um lado para o outro em frente dos olhos, sendo que o paciente deve avisar sempre que deixa de ver a luz. O mais utilizado, entretanto, é a Perimetria Automatizada.


4. Gonioscopia (tipo de glaucoma)

O exame utilizado para avaliar o tipo de glaucoma é a gonioscopia que determina o ângulo entre a íris e a córnea, sendo que quando está aberto pode ser sinal de glaucoma crônico de ângulo aberto e quando está estreito pode ser sinal de glaucoma de ângulo fechado, seja ele crônico ou agudo.


Como é feito: o médico aplica um colírio anestésico no olho e depois coloca uma lente sobre o olho que contém um pequeno espelho que permite observar o ângulo que se forma entre a íris e a córnea.


5. Paquimetria (espessura da córnea)

O exame para avaliar a espessura da córnea, também conhecido como paquimetria, ajuda o médico a perceber se a leitura da pressão intraocular, fornecida pela tonometria, está correta ou se é afetada por uma córnea muito espessa, por exemplo.


Como é feito: o oftalmologista coloca um pequeno aparelho em frente a cada olho que mede a espessura da córnea.


FONTE: https://www.tuasaude.com/exame-de-glaucoma/

Comentarios


bottom of page