Progressivo e perigoso, o Ceratocone costuma aparecer logo na infância, adolescência ou nos primeiros anos adultos, alterando a forma da córnea do olho, aumentando o a sua curvatura, desfocando a visão.
Atingindo cerca de 2% da população, essa doença diferencia-se das outras doenças oculares, pois atinge, em sua maioria, uma população mais jovem. Caracterizada por ser hereditário, o Ceratocone é uma enfermidade que deforma e embaça a visão.
Como prevenir a Ceratocone?
A visita regular ao oftalmologista é essencial para prevenir esse problema, uma vez que com as realizações de exame específicos pode detectá-la logo no início, sendo possível, assim, combate-la.
Estes exames podem ser:
1. Topografia computadorizada da córnea: Serve para analisar o relevo e curvatura da córnea em toda a sua superfície, ou seja, desde o centro até à sua periferia. Permite-nos criar uma espécie de “mapa tridimensional” ou “mapeamento” de toda a superfície da córnea, mostrando eventuais irregularidades na espessura ou relevo e curvatura da córnea.
2. Paquimetria corneana: Medida da espessura corneana, utilizado no acompanhamento do glaucoma e pré-operatório para cirurgias refrativas (correção de grau).
3. Tomografia computadorizada: Exame não invasivo, de não contato, analisador do segmento anterior do olho (córnea, íris, pupila, cristalino). Faz diagnóstico de catarata e ceratocone antes das manifestações visuais e dos demais aparelhos da rotina de consultório.
Comentários